Páginas

sábado, 17 de setembro de 2011

Pedro Cardoso sobre peça: "preparação ocorreu toda a vida"

Pedro Cardoso e Graziella Moretto contam com a presença do pianista Dudu Trentin. Foto: Divulgação

Pedro Cardoso, o Agostinho de A Grande Família, estreia ao lado de sua mulher, a atriz Graziella Moretto, o espetáculo Uãnuei, neste sábado (17), no Rio de Janeiro. "É uma certa novidade para nós. Inclusive, porque a preparação ocorreu durante toda a nossa vida profissional", diz o ator.
Para os que já acharam de cara o nome da peça, que é toda baseada no improviso, esquisito, Graziella explica: "a gente escreveu do jeito que se pronuncia em português, para ficar mais parecido com o tupi-guarani. Mas a nossa ideia de falar 'one way' é que além de ser uma coisa que usa uma vez só. Uãnuei é um caminho. Quer dizer, você tem vários, você escolhe um para seguir. Você vai ter uma escolha e ela vai determinar todas as outras. O improviso é a coisa mais parecida com a vida".
A peça é dividida em duas sessões, de aproximadamente meia hora cada. Na primeira parte, os atores improvisam uma história a partir de um tema sugerido pelo público. Na segunda, o tema é definido pelos atores. O mais interessante é que, após cada improviso, os espectadores podem se manifestar e expressar suas opiniões.
"Nós não vamos ensinar nada, não temos nenhuma pretensão de estar acima do público. Porque, muitas vezes, os artistas colocam essa mítica de que o ator é a vanguarda da sociedade, eu acho isso muito cafona, não acho verdadeiro", afirma Pedro. "É uma experiência tão viva que, quando a gente acaba, parece que todo mundo quer falar, parece que todo mundo improvisou junto. A gente ouve muito as pessoas da plateia dizerem isso: 'fiquei aqui agoniado, não sabia como vocês iam sair daquela situação'", completa Graziella.
A atriz, por sinal, conheceu os espetáculos de improviso mais de perto quando estudou nos Estados Unidos e, em 2003, quando fazia parte do grupo Terça Insana. Escolada no assunto, ela garante que um espetáculo sem script definido não é mais complicado de ser feito. "Eu acho que não tem uma dificuldade exata. Não saber não é mais difícil", afirma. "É uma forma de renovar o seu trabalho todos os dias, você vai estar fazendo uma coisa totalmente nova", diz.
Reservados, aos serem questionados sobre como é a cumplicidade em cena ao atuarem juntos, preferiram não falar sobre a vida pessoal. "Tomei há muitos anos uma decisão de não falar. Existe uma indústria instalada no mundo cuja a matéria-prima é a vida particular das pessoas que, pela profissão, se tornam muito conhecidas. Eu acho essa indústria, em tudo, antiética, desonesta, sempre", afirma o ator, enfático.
Para os que querem se divertir, a peça parece ser sucesso garantido. A estreia está marcada para o próximo sábado, 17 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário