Páginas

sábado, 2 de julho de 2011

Por pouco Neymar e Fiuk não se transformam em nome de jararaca

Por pouco Neymar e Fiuk não se transformam em nome de jararaca  - Ag. News



O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, criou uma enquete para batizar uma jararaca. Entre os nomes escolhidos estavam Neymar e Fiuk.
Mas a jararaca não vai remeter ao estilo moicano, nem muito menos às roupas coloridas. Após duas semanas de votação popular, ela vai se chamar Yubá. A votação contou com mais de 59 mil votos pela internet e em urnas localizadas no Instituto.
A agora Yubá (que significa amarelo, em Tupi Guarani) completa quatro meses de vida nesta sexta-feira (1º). Além de Yubá, o público ainda tinha mais cinco opções de nomes: Áureo (dourado, em latim), Homer, Neymar, Jack e Fiuk.
A serpente peçonhenta, que nasceu no último 1º de março e mede cerca de 15 cm, é uma espécie ameaçada de extinção e rara, originária da Ilha da Queimada Grande, litoral Sul de São Paulo. Porém, Yubá – que ficará em exposição no museu Butantan – é nascida em cativeiro.
“A votação atraiu inúmeros visitantes ao Butantan. O público quase triplicou durante a enquente. Agora, com nome definido, acreditamos que o Yubá será uma das grandes atrações do Museu durante as férias de julho”, avaliou Giuseppe Puorto, diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan.
O Instituto Butantan fica na Avenida Vital Brasil, 1.500, Zona Oeste, São Paulo.  

Confira o resultado da votação:

1- Yubá – 16.221 votos
2- Homer – 14.891 votos
3- Neymar – 11.075 votos
4- Jack – 7.816 votos
5- Aureo – 5.384 votos
6- Fiuk – 3.993 votos

Nenhum comentário:

Postar um comentário